quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Web que queremos


Como refletir sobre a zueira é pensar também sobre os comportamentos e as formas de uso na web, um espaço público virtual, e sendo a zueira, diversas vezes, uma forma acintosa, desrespeitosa e carregada de preconceitos. 

É fundamental pensar na Web que queremos, quais as práticas e forma de uso que devem ser incentivadas, quais medidas e punições tomadas para os que infringem de alguma maneira a lei, mesmo que à primeira vista, tal comentário, postagem possa ser considerada por aquele que a publica na web como apenas uma forma de humor, sem necessidade de sanções posteriores.

Nas opiniões colhidas ao longo do trabalho, fala-se bastante em bom senso, em saber respeitar os direitos alheios. Por isso a pergunta nos martela incessantemente: Qual Web que queremos?

Em uma rápida busca sobre o tema na internet, percebe-se que essa é uma questão bastante discutida atualmente.

Dois exemplos serão dados neste post:

1) Internet Sem Vacilo - da Unicef
Campanha criada para estimular uma atitude positiva dos adolescentes e jovens no uso da internet. A campanha é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com Google e Safernet, com a participação dos youtubers Pyong Lee e Jout Jout, populares entre o público jovem. Um concurso para escolha de memes e vídeos também foi lançada, na tentativa de aproximar ainda mais o público jovem da campanha. Durante o mês de agosto deste ano foram divulgadas nas redes sociais do UNICEF vídeos e memes sobre cinco temas: cyberbullying (humilhação, ofensa e ameaça por meio da Internet) e sexting (troca de mensagens e imagens íntimas); privacidade; amizade e relacionamentos online; busca com segurança e preconceito e intolerância na rede.
No site há também uma cartilha para o público jovem com dicas de como agir de uma maneira respeitosa na Internet.

2) The Web We Want: Cartilha lançada por uma parceria entre Insafe, SaferNet, Google e Liberty Global, nessa cartilha somos levados a pensar em nossas atitudes e comportamentos na web, na busca de uma reflexão de que Internet queremos: mais segura, privativa e com mais respeito às diferenças.

Esses são dois exemplos, dentre tantos outros, no entanto o mote principal deste post é refletir sobre:

Qual a web que queremos?

Vamos refletir sobre? Venham nessa jornada aqui nos comentários.. hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário