domingo, 1 de novembro de 2015

Gênesis da Zueira


Como o blog tem intuito de descobrir se há ou não limites para Zoeira (risos), na verdade, discutir sobre o comportamento dos usuários na internet, sobretudo em redes sociais, tendo em vista a interação entre estes. Memes, trollagens, piadas, brincadeiras disseminadas cotidianamente nas mais diversas plataformas online foram convencionadas de a “Zoeira”, ou a “Zuera” e ela não, dizem seus praticantes, não tem limites. Mas o que é a Zoeira?
Para o site Significados.Com a:

Zoeira é um substantivo feminino na língua portuguesa, referente aquilo que é uma desordem, como uma gritaria ou um excesso de alvoroço e confusão. A palavra zoeira ainda pode ser utilizada para denominar algo que se faz com a intenção de ser engraçado. A zoeira pode ser um barulho que não consegue ser distinguido, como se fosse um zumbido, um ruído intenso ou uma gritaria, onde a mistura de vários sons e vozes faz com que não se entenda nada.

No caso do termo utilizado na internet:

[...] significado para este substantivo está relacionado com o ato de fazer algo com o intuito que seja engraçado ou que provoque risos. A zoeira pode ser uma brincadeira ou uma piada, com sentido pejorativo ou não. Exemplo:

Já na linguagem informal, prossegue o verbete:
Na linguagem informal, a zoeira é considerada uma gíria bastante comum, principalmente nas redes sociais na internet, onde o ato de zoar alguém ou algo se tornou um sinônimo de trollar. ​ A expressão "zoeira never ends" significa "a zoeira nunca para", indicando uma incessante gozação com determinada situação ou personalidade.

Zoeira e Zueira

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a forma correta da grafia da palavra é zoeira. As variantes zueira ou zuêra estão errados, mas são comumente utilizados dentro da linguagem informal, principalmente como uma gíria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário